segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Reunião com o Secretário da SMEC

Aconteceu no dia 09 de setembro de 2013, integrantes do conselho municipal da juventude estiveram reunidos com o secretário de educação e cultura, Paulo Xavier, discutindo a seguinte pauta: Implementação do Ensino Médio no bairro Jardim América, programas do governo federal para as juventudes, transporte escolar e invasão na Escola Castelo Branco.
Sobre a implementação do Ensino Médio no bairro Jardim América, estão sendo articuladas as modificações na escola, como ampliação da biblioteca e acessibilidade. O ensino médio é uma parceria entre a secretaria municipal de educação e cultura e a 5ª coordenadoria regional de Pelotas, que acontecerá, de forma provisória, na escola Barão de Santo Ângelo, no turno da noite. Sobre os programas do governo federal (Mais educação, Programa Brasil Alfabetizado, Escola Aberta, Atleta na Escola...), o secretário foi questionado do porquê de nosso município não fazer parte dos editais. Ele partilhou que recentemente assumiu a secretaria e não tem conhecimento dessas causas, mas disse que em breve a SMEC irá inscrever-se nos programas disponíveis.
O transporte escolar que viabiliza a permanência de jovens na educação básica, disponibilizado pelo município há algum tempo, vem enfrentando problemas. Antes mesmo de o conselho ser criado, a equipe de organização participou da equipe de fiscalização e encaminhou à secretaria a conclusão das vistorias. Questionado sobre o transporte escolar, o Senhor Paulo Xavier notificou que trocou o funcionário responsável pelo transporte e em breve se iniciará fiscalizações efetivas e precisas nas linhas que conduzem os jovens das diversas localidades ao centro do município, à única escola de ensino médio da cidade.
Recentemente a escola Castelo Branco foi invadida. Além de computadores, os invasores causaram danos ao patrimônio público. Preocupado e sensibilizado pelos acontecimentos, o conselho municipal da juventude foi procurar/pensar alternativas para conter as invasões que vem acontecendo na escola. O Comjuv cogitou a possibilidade da prefeitura, através da SMEC, disponibilizar um funcionário para realizar a vigilância da escola. O secretário da SMEC pronunciou-se dizendo que não há funcionários disponíveis nem para completar o quadro do município e viabilizar um vigilante para a escola estadual é impossível no momento.
É importante ressaltar que o conselho foi bem recebido pelo Secretário Paulo Xavier e se colocou a disposição para acompanhar e contribuir quando o assunto for de interesse da juventude. Mesmo o conselho estando na luta pelas demandas juvenis, muitas delas beneficiarão toda a comunidade.
O conselho municipal da juventude do Capão do Leão seguirá acompanhando todas as pautas citadas acima junto a SMEC.

Douglas Ferreira dos Santos

Presidente do Comjuv - Capão do Leão

0 comentários:

Postar um comentário