segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Academias Livres

Em preparação ao 1º encontro da juventude de Capão do Leão, em meados de abril foram realizadas em algumas escolas oficinas sobre políticas públicas e a divulgação desta atividade. O evento foi realizado na câmara de vereadores de Capão do Leão e seu objetivo foi concluir o projeto de lei da criação do Conselho Municipal da Juventude, que veio a ser aprovado posteriormente.
Nessas oficinas, realizadas pela Samanta (hoje conselheira representando a sociedade civil) e por mim (presidente do Comjuv), diversos foram os clamores da juventude. Depois de refletir sobre a nossa realidade e quais os tratamentos dados aos jovens através de dinâmicas, foi realizada uma atividade na qual os estudantes expressaram as suas demandas em um papel através de frases, desenhos, poemas ou palavras chaves.
As demandas que apareceram foram: Construção de pistas de Skate, grupo de teatro, dança e música, asfaltamento das ruas nos bairros, melhorias na saúde, shows voltados para os gostos dos jovens, cinema, shopping, melhorias na educação, atrativos na escola, oficinas sobre diversos assuntos, carnaval e festa da melancia melhor organizados e academias ao ar livre.
Os jovens presentes na oficina que ‘rabiscaram’ no papel pardo academias ao ar livre foram além nas reflexões realizadas. O público juvenil tem a clareza de que essa iniciativa atenderá não só as expectativas da juventude, mas também dos demais moradores do nosso município (crianças, adultos e idosos).
As academias ao ar livre fazem parte de um programa federal do ministério da saúde, academias livres, e diversas cidades estão solicitando. Em diversos municípios essa iniciativa já foi implantada e vem obtendo diversos resultados positivos. Academias Livres é um investimento do governo federal, proporcionando aos brasileiros (as) promoções na saúde pública com diversos objetivos, dentre eles proporcionar modos de vida mais saudáveis, aumentar o nível de atividade física, ampliar o acesso da população na promoção da saúde.
Cabe no momento fazer memória que o atual prefeito, o Sr. Cláudio Vitória, em período de campanha eleitoral apresentou em seu plano de governo a aquisição de academias a ser implantadas em nosso município.
Por ser uma solicitação da juventude, mesmo que no nosso município tenha um conselho municipal da saúde, que deveria estar atento sobre essas questões, sentimo-nos na responsabilidade de contribuir na construção do projeto e lembrar o executivo sobre suas promessas.
Gostaria de esclarecer que nosso objetivo não é julgar o conselho municipal da saúde, visto que temos clareza de que os desafios enfrentados pelos conselheiros são muitos, mas ser mais um órgão a somar para garantir melhorias, sobretudo aos jovens leonenses. Que seja possível ter acesso à saúde (através desta iniciativa), ao lazer, cultura, educação, entre tantas outras demandas que há alguns anos o nosso município está deixando a desejar aos moradores de Capão do Leão. Por isso, nesta segunda feira (dia 23 de setembro de 2013) foi encaminhada ao presidente do conselho municipal da saúde e ao prefeito de Capão do Leão uma carta partilhando que o Comjuv quer ser parceiro na elaboração deste projeto, mesmo que essa tarefa seja da atual administração em conjunto com o parecer do engenheiro responsável pelas obras em Capão do Leão.
O prazo para solicitar as academias livres é até 30 de setembro do corrente ano, através do site: http://www.fns.saude.gov.br/. Como jovem que está na condição de presidente do Comjuv – Capão do Leão, espero que a justificativa não seja o tempo. O Comjuv está trabalhando há menos de um mês e antes mesmo de se organizar efetivamente já estava participando de outras pautas, como a fiscalização do transporte escolar e a implantação do ensino médio no bairro Jardim América. O tempo não é justificativa para não cumprir as promessas feitas, já que o atual prefeito encontra-se empossado há 9 meses e o projeto solicitado para a aquisição das academias livres é simples e fácil. Basta haver comprometimento com os leonenses e um pouco de boa vontade.
Despeço-me com uma frase de Gonzaguinha que expressa bem o desejo da juventude em ter mais acessos a políticas públicas e melhorias nas condições de vida.

“a gente quer valer nosso suor, (...) a gente quer do bom e do melhor”

Douglas Ferreira dos Santos
Presidente do Comjuv – Capão do Leão

0 comentários:

Postar um comentário