quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cultura não é só esporte!

Cultura e esporte, duas coisas que muitas vezes andam lado a lado, mas que não podem ser vistas como uma coisa só, coisa que acontece e muito aqui em Capão do Leão.
Para minha surpresa, ou não, há dias presenciei mais uma vez o diretor de CULTURA, DESPORTO E LAZER tentar transformar uma emenda parlamentar exclusiva para eventos culturais em emenda para a área dos desportos. Senhor diretor, aqui vai uma cutucada para o senhor: CULTURA também é importante.
Vamos explicar os fatos: dia 17 de setembro, quando alguns membros do conselho estavam em reunião extraordinária para discutir o regimento do Comjuv, surgiu a notícia trazida pelo Sr. Paulo Leite que existia uma emenda parlamentar do Dep. Federal Paulo Ferreira (PT), através do Vereador de Pelotas Marcola (PT), no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a construção de duas pistas de skate. A notícia foi surpresa para alguns, visto que na reunião anterior o presidente do Comjuv já tinha contado para todos, inclusive para o diretor de cultura, desporto e lazer, que existia a possibilidade de o conselho, através de um deputado estadual, conseguir viabilizar uma verba para a construção de tais pistas. Após a notícia dada pelo diretor, foi acertado que o conselho ajudaria na viabilização dessa verba, pois segundo o diretor a ajuda do Comjuv era necessária para ver onde e como seria melhor fazer essas pistas. O conselho então decidiu se reunir com o vereador Marcola para saber quais seriam os procedimentos necessários. Dois dias depois, quatro jovens do Comjuv - Capão do Leão se reuniram com o Vereador na câmara de Pelotas e, para a ingrata surpresa dos quatro, não EXISTE emenda disponível para a construção dessas pistas; existe sim uma emenda disponibilizada pelo Deputado para o município do Capão do Leão, mas que teria três possíveis destinos, que são: para um museu no município, para o Sonho de Natal, ou para o Levante da canção gaúcha. Uma pergunta: será que o diretor de Cultura, Desporto e Lazer imaginou que com o Comjuv ao seu lado conseguiria reverter essa verba para a sua área ou foi um ledo engano?
O Comjuv, assim como já estava trabalhando, irá continuar trabalhando para que se consiga verba para a construção de pistas de skate. QUEREMOS PISTAS DE SKATE SIM, mas é inadmissível que se destape um lado para tapar outro. Também queremos um espaço de cultura no nosso município. É incrível, mas parece que a atual administração prefere sempre o caminho mais fácil, sendo que às vezes encontrando algumas dificuldades pode se chegar a um resultado muito melhor. Nós jamais compactuaremos para que a cultura seja esquecida para o esporte e lazer serem lembrados.
Pelo fim do caminho mais fácil! Pela valorização da CULTURA, DESPORTO E LAZER em iguais proporções! Pela clareza e sinceridade na fala com os jovens! PELAS PISTAS DE SKATE, MUSEUS E FESTAS DE QUALIDADES! São pequenos pedaços da nossa luta.

Igor Porto Vianna
Conselheiro pelas associações

Integrante do Grupo de Trabalho da Cultura e Lazer

0 comentários:

Postar um comentário