domingo, 15 de setembro de 2013

Reunião do GT de Educação e Pesquisa

          Aconteceu, no dia 14 de setembro de 2013, às 18h30min, no Centro do município, mais precisamente na residência de um dos membros deste Grupo de Trabalho, Luiane Motta, a primeira reunião do GT de Educação e Pesquisa. Fizeram-se presentes os conselheiros Douglas Ferreira dos Santos e Igor Porto Vianna e os membros da comunidade participantes do GT mencionado, Luana Gonçalves Jacobsen e Luiane Soares Motta.
            O primeiro ponto tratado no encontro foi o vandalismo cometido na Escola Estadual Presidente Castelo Branco. Decidiu-se que o grupo se porá à disposição da escola para possíveis colaborações em trabalhos pelo aumento da segurança do patrimônio escolar. Para repassar esse interesse à direção, a participante deste GT Luiane Motta marcará um encontro com a diretora Fabiana Santos, além de propor a aproximação do Comjuv e dos alunos do Castelo Branco, com a intenção de proporcionar a inclusão desses jovens em um meio a partir do qual suas vozes ganham espaço na comunidade leonense. O último ponto a ser tratado com a diretora será a elaboração de atividades na referida escola em comemoração a Semana Municipal da Juventude.
            O segundo ponto tratado na reunião foi a elaboração da Semana Municipal da Juventude, que ocorre do dia 05 (cinco) ao dia 12 (doze) de outubro. A ideia foi trabalhada a partir do pressuposto de aceitação da liberação do espaço pela direção. Dos dias 07 (sete) a 11 (onze) de outubro, dias úteis da semana, ocorreriam oficinas, nos turnos da manhã e noite, horários que abrangem o público jovem (entre 15 e 29 anos), de desenho, formação política, diversidade e teatro. Segue abaixo um calendário não oficial, elaborado para melhor visualização das propostas:

 


                        Segunda (07)     Terça (08)  Quarta (09)   Quinta (10)    Sexta (11)



                        Apresentação  Oficina sobre                         Oficina de       Oficina de
Manhã             do Comjuv e     Diversidade                          Formação          Teatro
                          calendário                                                       Política




                        Apresentação     Oficina de      Oficina de     Oficina de       Oficina sobre
Noite               do Comjuv e         Teatro           Desenho      Formação       Diversidade
                          calendário                                                      Política        



            Levando-se em conta que alguns alunos de ensino fundamental já têm 15 anos, nas oitavas séries de algumas escolas do município seriam apresentadas as oficinas de Formação Política.
            Paralelo à Semana da Juventude, acontecerá um Concurso Literário, com o objetivo de desenvolver a criatividade e o gosto pela escrita. O concurso será aberto à comunidade leonense, podendo participar qualquer jovem na faixa etária entre 15 e 29 anos. As obras desenvolvidas serão contos de tema livre e a avaliação se dará através da criatividade da obra e da elaboração da escrita. A premiação dos três melhores contos acontecerá no dia 27 (vinte e sete) de outubro, Dia Nacional da Juventude, mediante a um evento aberto a toda a comunidade. A ideia de premiação para incentivo a participação seria de 100 (cem) reais para o primeiro colocado, 70 (setenta) reais para o segundo colocado e 50 (cinquenta) reais para o terceiro colocado. A proposta é de que os contos sejam lidos pelos seus autores no evento da premiação e publicados pelos jornais locais.
            O terceiro ponto debatido no encontro foi o de realizar uma reunião com o Coordenador da Quinta Coordenadoria Regional de Educação, Círio Almeida, para conversar sobre o ensino médio no bairro Jardim América e demais possíveis demandas relacionadas ao estado.
            A quarta pauta foi sobre incentivo à leitura através do aumento do acervo literário da Biblioteca Pública Jornalista Hipólito José da Costa. Ao adquirirem-se obras literárias que atraiam a atenção dos jovens (como sagas e YA – Young Adults, classificação de livros denominada Jovens Adultos), se fariam divulgações nas escolas para debater sobre a literatura e acompanhar-se-iam as turmas até a Biblioteca para apresentação do novo acervo. O primeiro passo do Conselho será solicitar à bibliotecária uma lista dos livros literários que constam no acervo atualmente.
            O quinto assunto debatido entre os membros desse GT foi em relação a uma pesquisa sobre o perfil da juventude leonense. A pesquisa ficará sob responsabilidade dos historiadores do Conselho, Douglas Ferreira dos Santos e Luiane Motta, e abrangerá questões sobre renda, sexualidade, e pontos que levem o Conselho a melhor conhecer àqueles para os quais está trabalhando, interagir com suas realidades e trabalhar a partir delas. A pesquisa será realizada com os alunos da Escola Castelo Branco e com os jovens que são usuários de transporte coletivo e recebem vales ou desconto nos vales através da Prefeitura Municipal.
            A sexta pauta abrange o conhecimento compartilhado sobre o município de Capão do Leão. A partir da colaboração da comunidade com histórias sobre o município (história do município, fatos importantes, curiosidades, lendas, poemas e material artístico), far-se-á uma coletânea de informações que viriam a ser importantes no estudo sobre a nossa cidade, tanto para leonenses quanto para quem quiser conhecer a região que nos acolhe. A união destes trabalhos será organizada pelo GT de Educação e Pesquisa e, a partir do apoio de órgãos municipais e federais, seria publicada como livro, denominado Olhares Sobre Capão do Leão, posteriormente distribuído nas escolas do município, biblioteca pública e vendido aos interessados em obter o material.

            A primeira reunião do Grupo de Trabalho de Educação e Pesquisa encerrou-se às 22h30min.

Luana Jacobsen
                                                                       Membro do GT de Educação e Pesquisa

0 comentários:

Postar um comentário